Equipe da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e assuntos fundiários orientam parceleiros de Pontal do Araguaia

por Konrad Felipe / Assessor — publicado 18/12/2019 15h39, última modificação 26/03/2024 11h34
Na Tarde de quinta-feira (12/12), a Superintendente do crédito fundiário do Estado da Secretaria Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários, visitou os assentamentos Brilhante e Sol, afim de orientar os parceleiro dos assentamentos com relação ao crédito fundiário para investimentos em suas propriedades.

Após a visita a superintendente do crédito fundiário, Iracema Araújo Ramos, aos assentamentos, aconteceu uma reunião com o presidente da Câmara de Pontal do Araguaia, vereador Leandro Cardoso (PSB) e o vereador Claudio Freitas (PDT), juntamente com o secretário de agricultura de Pontal do Araguaia, Marcos Vinicius, onde debateram as melhorias e as formas de crédito para os parceleiros.

Para o presidente da câmara, vereador Leandro Cardoso, a visita da superintende é importante para a regularização fundiária dos parceleiros de Pontal do Araguaia. “A regularização fundiária é importante para os parceleiros do nosso município angariar recursos para o desenvolvimento da produtividade e geração de renda dos parceleiros. Nossa intenção é continuar articulando para que essas mudanças aconteçam em nosso município”.

Iracema Araújo Ramos, Superintendente do crédito fundiário do Estado falou sobre o funcionamento do crédito para os parceleiros de Pontal. “Primeiramente precisamos regularizar a situação fundiária dos parceleiros para que eles tenham os documentos da terra, para posteriormente encaminharmos a parte da relação documental para que esses parceleiros tenham direito ao crédito fundiário e essa é nossa função orientar tanto o poder público como os parceleiros do funcionamento desse crédito. Em Pontal do Araguaia, os trabalhos já estão bem adiantados para que isso aconteça brevemente”.

O secretário de agricultura de Pontal do Araguaia, Marcos Vinicius, explicou que a regularização fundiária é importante para o desenvolvimento da agricultura do município. “Foi muito importante a visita da superintendente em nosso município para que brevemente consigamos regularizar a situação fundiária dos parceleiros para angariar recursos para o desenvolvimento da agricultura”.

“Todos sabem da nossa luta sobre esse gargalo, acreditamos que regularizando e dando meios para a produção, iremos fazer um município economicamente forte. Vamos estar juntos com a equipe da UTE para atender os pequenos produtores rurais de Pontal do Araguaia”, ressaltou o vereador Claudio Freitas.